(21) 2655-5181
/ 97535-1797
R. Antonio Teles De Menezes, 33 - São João de Meriti
Periodontia
Periodontia é a área da odontologia voltada para o tratamento de problemas gengivais e no sistema de sustentação dos dentes. Abrange desde gengivites, periodontites, como também cirurgias estéticas na gengiva.
O que é Gengivite?
Gengivite é a inflamação da gengiva causada na maioria das vezes pela presença da placa bacteriana. A placa bacteriana e formada por substratos de alimentos, que quando não removidos vão se calcificando. Desse processo de calcificação, surge o tártaro, que pode ter coloração branca ou escura.
A gengivite em seu estágio inicial tem como principais características: vermelhidão, inchaco e sangramento. Muitas vezes ela está associada ao mau hálito (halitose), o que constitui um fator social negativo.
Seu tratamento é realizado através da limpeza dentária. Onde é removida o tártaro e a placa bacteriana. Os dentistas recomendam um acompanhamento de 6 em 6 meses, podendo ser menor em alguns casos.
O que é Doença Periodontal?
Doença periodontal é a evolução da gengivite. Nessa doença os tecidos de sustentação dos dentes são comprometidos. Seus aspectos e sintomas são mais agressivos, podendo ser local ou generalizado.
Tem como características além das citadas na gengivite: bolsas periodontais (espaços maiores de 3mm entre o dente e a gengiva), recessão gengival ("gengiva baixa" dando aspecto que o dente aumentou) e mobilidade dental que pode em muitas vezes levar a perda o dente.
A periodontite acomete principalmente pacientes adultos. Na maioria dos casos ela apresenta uma progressão lenta e “silenciosa” (sem dor). Nessa doença o tratamento é mais profundo, demorado e muitas vezes restam sequelas, pois o osso perdido não volta mais. Removemos a placa bacteriana subgengival através de raspagens sob anestesia, para não gerar dor. Em casos mais avançados, há a necessidade de cirurgias e a utilização de medicamentos.
A colaboração do paciente em relação à higiene bucal é fundamental. Utilizar a técnica de escovação correta, o uso do fio dental e em alguns casos, o uso de escovas interdentais, contribuirá decisivamente para o sucesso do tratamento. Devido às sequelas oriundas da doença, a revisão com seu dentista deve ser em um período mais curto, entre 3 e 4 meses.