(21) 2655-5181
/ 97535-1797
R. Antonio Teles De Menezes, 33 - São João de Meriti
Cuidados Pós-Cirúrgico
01) O paciente será orientado pelo cirurgião a morder uma gaze no local da cirurgia. Esse procedimento deverá ser realizado para que promova a hemostasia (parada de sangramento), a gaze deve estar umedicida com soro ou ate mesmo água para evitar que o sangue coagule na gaze e quando realizar a sua remoção desloque o coágulo do alvéolo. Esse procedimento deve ser realizado por no minimo 15 minutos.
2) Evitar: exposição ao sol, esforço físico e alimentos quentes e duros, pelo menos até o retorno para remoção dos pontos.
03) Alimentação líquida, pastosa e fria nos primeiros dias.
04) Evitar abaixar, descansar e dormir com a cabeça mais elevada.
05) Escovação normal dos dentes e língua, evitando as áreas da cirurgia. Essa área deve ser limpa cuidadosamente, com cotonete humidecido em clorexidina a 0,12% (Periogard) ou água óxigenada a 10 volumes.
06) Fazer bochechos leves e passivos 2-3 vezes ao dia com anti-séptico bucal, iniciando somente 24 horas após a cirurgia.
07) Fazer compressas com gelo no lado externo (rosto) nas primeiras 48 horas. Quanto maior o tempo melhor.
08) Passar vaselina líquida ou cremes protetores nos lábios para mantê-los lubrificados, evitando ressecamentos.
09) Caso haja febre alta, edema e dificuldade de abrir a boca por mais de três dias, dor persistente ou sangramento exagerado, entre imediatamente em contato.
10) Seguir rigorosamente os horários das medicações prescritas.
11) Sobre as drogas: os fumantes terão que se esforçar nas primeiras 12 horas para não fumarem; pois o tabaco e a nicotina interferem na cicratrização da ferida e provocam infecções com suas toxinas. Já o alcool inativa a ação farmacológica da terapeutica pós cirurgica, ainda que algumas bebidas causem vaso dilatação aumentanto o sangramento.
12) Evitar usar canudos, pois a sucção também é prejudicial à formação e retenção do coágulo.